Voto branco e nulo eleições 2020: Diferença entre o voto Branco e Nulo!!

Cada vez mais perto das eleições que acontecerão em outubro, o cidadão fica mais curioso para saber o funcionamento do seu voto, principalmente na diferença entre o voto branco e nulo eleições 2020. Muitos cidadãos optam entre o voto branco e nulo eleições 2020, porém, não sabem o proposito de cada um e qual a diferença entre eles.  

voto branco e nulo eleições 2020

Voto branco e nulo eleições 2020

Por isso, leia ente artigo na integra e entenda como funciona o esquema de votos e para que servem o voto branco e nulo!

O voto nas eleições 2020

Com é comum no Brasil, a cada dois anos ocorrem novas votações para diferentes cargos públicos em todos os estados. Dessa foram, os cidadãos devem ficar atentos para saber em quem irão depositar os seus votos.

Neste ano serão levados a votação candidatos a prefeito e candidatos a Vereador 2020 de todos os estados do Brasil. Porém, muitas pessoas podem acabar não se interessando por nenhum dos candidatos que estão concorrendo na eleição 2020.

Isso é bastante comum de acontecer em todas as eleições. Porém, o voto no Brasil é algo obrigatório a todas as pessoas entre os 18 e 60 anos de idade. Dessa forma, quem estiver dentro dessa faixa etária em sua zona eleitoral e não estiver impossibilitado de comparecer a votação, deverá ir sem restrições na sua zona de voto para registrar sua escolha.

Porém, mesmo que seja obrigatório ir votar, o TSE criou diferentes opções para os cidadãos que não possuem um candidato. Ou seja, foram criados o voto branco e nulo. Sendo cada um deles diferente um do outro e possuindo um valor diferente na hora da contagem de votos. Ou seja, cada uma dessas opções possui um proposito e muitas pessoas desconhecem isso.


Diferença ente o voto branco e nulo

Sempre que as pessoas vão as urnas votar, é comum que algum cidadão não deseje votar em nenhum dos candidatos. Para isso, as suas opções são o voto branco e nulo eleições, ou caso seja possível de como justificar o voto nas Eleições 2020 .

Porém, caso o cidadão deseje vota, porém não queira escolher nenhum candidato, ele poderá escolher entre as opções de voto branco e nulo. E com isso, poder expressar o que realmente pensa sobre os candidatos e a eleição vigente.

Entenda abaixo melhor a utilidade e diferença entre o voto branco e nulo eleições:

  • Voto nulo:

De acordo com o TSE, o voto nulo é aquele pelo qual o cidadão inutiliza o seu voto. Ou seja, o cidadão vai até a urna e escolhe deixar o seu voto de maneira que não sirva para nenhum dos candidatos.

voto branco e nulo eleições 2020

Isso historicamente nas eleições brasileiras é tido como um voto de protesto contra a situação política no Brasil. Dessa forma, ao realizar essa anulação, o cidadão ficará isento de qualquer responsabilidade com o candidato vencedor e derrotados.

Para saber como anular o voto, o cidadão bastará apenas digitar números na urna eletrônica que não correspondam a nenhum dos candidatos na eleição vigente.

A forma mais comum de fazer esse procedimento é digitar “00” (zero, zero) na urna e confirmar o voto. Com isso a uma registra o descarte total daquele voto.

Desta forma, quando o resultado Eleições 2020 forem divulgadas, todos os votos em nulo serão descartados. Sendo eles não contabilizados para benefício ou malefício de qualquer candidato. Será como um voto “inexistente”.

  • Voto em branco:

O voto em branco se destaca entre as opções de voto branco e nulo eleições 2020 por ter sido alterado. Pois antigamente os votos em branco contavam como formas de expressar apoio para o candidato vencedor.

Ou seja, quem votasse na tecla “Branco” e confirmasse, estaria indiretamente mandando o seu voto para o candidato vencedor. Como esta não era a intenção de grande parte das pessoas, essa regra foi alterada.

A partir de sua alteração, o voto em branco passou a não ter nenhuma relação efetiva no resultado das eleições. Ou seja, mesmo que alguém vote em branco, esta opção de voto não irá alterar em nada na apuração das eleições 2020.

Já que desde sua mudança este voto passar a ser apenas representativo. Isso significa que quem votar em branco, estará pessoalmente declarando que não possui preferências para quem irá vencer as eleições.

Com isso, é importante que todas as pessoas fiquem atentas para qual opção irá escolher na hora de votar, sendo as opções entre o voto branco e nulo eleições.

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Voto branco e nulo eleições 2020: Diferença entre o voto Branco e Nulo!!