Veja quais os prazos para cadastrar biometria nas Eleições 2020

Perto das eleições 2020, muitos cidadãos ainda não fizeram o cadastro na digital nos postos de atendimento do TER. por isso, o Tribunal Regional Eleitoral está fazendo mutirões para que as pessoas possam fazer o cadastro biométrico e assim, poderem votar normalmente nas eleições 2020. Afinal, quem não tiver esse cadastro não poderá participar da votação.  

eleições 2020

Eleições 2020

Para saber como fazer e quais são os prazos do cadastramento biométrico, continue nos acompanhando!

Eleições biométrica 2020  

Desde o ano de 2008 o Brasil implementou em algumas cidades brasileiras o cadastramento de digital para votação. Naquele ano aproximadamente 40 mil pessoas puderam votar utilizando apenas a digital.  

✓ Confira todos os candidatos a Prefeito 2020

Com a eficácia dessa nova tecnologia, o Governo pretende implementar até 2022 um sistema nacional de cadastramento. Ou seja, até este ano todas as pessoas em condição obrigatória de voto deverão ter suas digitais cadastradas.

Desse modo, o sistema de votação nas eleições 2020 e futuras ficarão mais ágeis. Com isso, o Governo espera já nesta eleição 2020 fazer com que 0% da população eleitoral brasileira conclua o cadastramento biométrico.


Por que cadastrar a biometria é importante?

Além das intenções do plano do Governo para adastro das digitais, esse sistema de confirmação de digital é importante pois por meio dele, fraldes podem ser dissipadas do processo eleitoral.

Antigamente ocorriam vários casos onde pessoas votavam em nome de terceiros. Devido a isso, o sistema de biometria apenas permitirá que o próprio cidadão vote.

✓ Veja quem sãos os candidatos a Vereador 2020

Ou seja, a urna eletrônica ficará travada e apenas irá liberar para o voto, quando o cidadão confirmar sua digital. Desse modo, esperasse que fraldes de votação desapareçam das eleições 2020.

eleições 2020

Além disso, em 70% das cidades brasileiras será necessário que os eleitores possuam o cadastro biométrico. Afinal, a partir de 2020 somente será possível votar por meio deste processo em grande parte do Brasil.

Caso você não fez esse procedimento, é preciso realiza-lo depressa, pois existe um tempo limite para fazer seu cadastro. Caso o cidadão fique sem o cadastro biométrico, ele ficará impossibilitado de realizar a votação e assim, sofrerá as punições por faltar as eleições.


Prazo e onde fazer o cadastro da biometria eleições 2020

Para realizar seu cadastramento biométrico, é preciso apenas ir até um dos postos de atendimento do Governo relacionados ao TRE. Desse modo, é necessário levar alguns documentos que comprovem sua identidade e assim, solicitar pelo serviço.

Porém, existe um site nacional para fazer um agendamento cadastro biométrico na sua região.

Confira logo abaixo como realizar esse procedimento:

  • Primeiramente, você deverá entrar no site da Justiça Eleitoral, ou clique aqui para ser redirecionado até a página;

eleições 2020

  • Em seguida, clique no estado em que você mora de acordo com o mapa;
  • Depois disso, você será encaminhado para a página do seu estado e lá, fará o seu agendamento;

  • Para isso, será preciso escolher o posto de atendimento de sua preferência, assim como u dia e horário.

Pronto, após seguir esses passos você poderá realizar o seu cadastro. Lembrando é claro de levar alguns documentos consigo, sendo eles:

  • RG e CPF;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento ou nascimento.

Por meio destes documentos você poderá realizar o seu cadastramento biométrico. E desta forma, você poderá votar tanto no primeiro quanto no Segundo Turno Eleições 2020 utilizando apenas sua digital nas eleições 2020

Já para os prazos, todos os estados brasileiros eguem o mesmo calendário de datas das eleições 2020. De acordo com as normas do TSE, o cidadão brasileiro somente poderá fazer o seu cadastramento biométrico até o período de 5 meses antes do início das votações.

Neste caso, só poderão ser agendadas as solicitações de cadastramento da biometria até o mê de maio. Após essa data, todos que perderam a oportunidade de cadastro, ficarão impossibilitados de votar. Assim, tendo que esperar fazer o seu cadastramento de digital somente no próximo ano, logo após do fim das eleições 2020.  

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Veja quais os prazos para cadastrar biometria nas Eleições 2020