Valor do fundo partidário nas eleições 2020: Fim das Coligações

Com as recentes aprovações de PEC’s pelo senado, muito foi alterado sobre o valor do fundo partidário nas eleições 2020 e quantos porcento cada partido deverá receber do Governo. O valor do fundo partidário nas eleições 2020 está hoje cotado para superar o total de 3 bilhões de reais, podendo ainda ser aumentado.

valor do fundo partidário nas eleições 2020

Valor do fundo partidário nas eleições 2020

Com as aprovações de Propostas de Emenda Constitucionais (PEC) recentemente enviadas ao Congresso, muitas coisas sobre as eleições foram alteradas. Essas mudanças foram desde como os partidos poderão inscrever seus candidatos até o valor do fundo partidário.  

Com o fim das coligações eleições 2020, muitos partidos brasileiros acabaram perdendo forças no lançamento de seus candidatos.

No último ano foi proibido toda e qualquer tipo de colaboração financeira aos partidos políticos por meio de doações privadas. Com isso, todos os partidos brasileiros ficaram única e exclusivamente dependentes do fundo partidário.

Existe ainda a PEC do fim do Fundo Partidário 2020. Porém, ela possui poucas chances de ser aprovada na Câmara do Senado Federal. Pois caso isso aconteça, os partidos não terão opção a não ser pedir por doações privadas novamente.

Devido a todas essas restrições que estão ocorrendo, o Governo decidiu aumentar um pouco a porcentagem que dá direito aos partidos políticos de receberem uma verba governamental para a inscrição de seus candidatos na eleição 2020.

Mudanças no fundo partidário nas eleições 2020

Porém, com a correção do valor do fundo partidário nas eleições 2020, os partidos terão disponível mais de 3,7 bilhões.

Essa confirmação parte do Deputado Cacá Leão (PP-BA) que é relator da Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO).De acordo com o relator, os partidos ficarão agora com cerca de 44% do valor total da Receita Corrente Líquida.

Sendo bastante elevado em comparação a última eleição, da qual destinou apenas 30%. E com a porcentagem elevada aos 44%, mais de 3,7 bilhões seriam disponibilizados aos partidos.

Sendo que este valor ainda poderá mudar de acordo com as regras da LDO. Pois como descrito pelo Deputado Cacá Leão, antes do início do lançamento de candidatos a Prefeito 2020candidatos a Vereador 2020 , será instaurada uma comissão para determinar um teto para este repasse.

O que poderá reduzir o valor do fundo partidário nas eleições 2020. Já que o atual Governo federal está com uma política mais agressiva de corte orçamentário. Já que o Governo atual recebeu o mandato com várias dividas internas.  

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Valor do fundo partidário nas eleições 2020: Fim das Coligações