Categorias: Notícias

Segundo Turno Eleições 2020: Como funciona? Calendário

Como todos já sabem, a cada dois anos os brasileiros em condições de votar são obrigados a terem mais uma vez um encontro com a urna eletrônica, porém, em muitos casos é preciso ter um Segundo Turno Eleições 2020 para definir os vencedores de cada cargo. Porém, não são todos os cargos que podem ter uma disputa pelo Segundo Turno Eleições 2020.  

Segundo Turno Eleições 2020

Portanto, continue lendo este artigo para saber todas as informações sobre o Segundo Turno Eleições e como ele se dará! 

Segundo Turno Eleições 2020 

As eleições 2020 para cada cargo político no Brasil acontecem com quatro anos de distância, porém, é intercalado um espaço de dois anos para disputa de cargos públicos de diferentes níveis. 

Por exemplo, neste ano de 2020 ocorrerá a corrida eleitoral para os postos de Prefeitos junto de seus Vice-Prefeitos e Vereadores municipais. 

Desta forma, a população tem mais tempo de avaliar em quem estará votando, além de diminuir consideravelmente o número de candidatos por cargo de uma única vez em competição eleitoral. 


Regras para o Segundo Turno 

Sempre que chega a época das disputas eleitorais, as pessoas ficam atentas para saberem quem será o ganhador em cada cargo, porém, nem sempre o vencedor saí já no primeiro turno de votações. 

Isso faz com que exista um Segundo Turno para definir de forma definitiva, quem será o político que irá ocupar o cargo de representante do povo. 

Porém, existem algumas regras que definem quando um Segundo Turno Eleições 2020 poderá ocorrer ou não. 

Veja abaixo: 

  • Cidades de 200 mil habitantes: 

Diferente das grandes metrópoles, nas cidades que possuem uma população com menos de 200 mil habitantes não existirá uma disputa para Segundo Turno para o cargo de Prefeito. 

Pois o Governo Federal aceita que uma população de 200 mil pessoas não possui um grande número de pessoas que possam mudar de voto de forma significativa dentro do curto tempo da realização de um Segundo Turno Eleições

  • Cargos que podem ter Segundo Turno Eleições 2020

Não são todos os cargos que podem ter uma disputa pelo Segundo Turno Eleições, apenas alguns cargos políticos possuem esse tipo de processo de seleção. 

Acompanhe abaixo: 

  • Prefeitos; 
  • Governadores; 
  • Presidentes. 

Já os outros cargos políticos não possuem um Segundo Turno 2020, pois as eleições para estes cargos funcionam com o voto contabilizado de forma bruta, ou seja, os mais votados ficaram com os cargos, além de poderem contar com o remanejamento de votos de outros colegas de partido. 

Veja quais cargos não possuem Segundo turno Eleições 2020

  • Vereadores; 
  • Senadores; 
  • Deputados Estaduais; 
  • Deputados Federais. 

Em um resumo mais simplificado, os cargos mostrados na primeira listagem, são de cunho Executivos, o que lhes garantem o direito ao Segundo Turno. 

Já os da segunda listagem, tem como seu processo de candidatura a regra proporcional de votos, que podem por sua vez, serem remanejados de políticos do mesmo partido. 


Como ocorre o Segundo Turno? 

Para que o Segundo Turno Eleições 2020 seja determinado para acontecer, serão necessários que duas regras sejam respeitadas, elas são: 

  • Somente os cargos do setor Executivo poderão realizar o Segundo Turno em 2020, tais quais foram citados no tópico acima. 
  • O Segundo Turno só poderá ocorrer em cidades com número de habitantes acima de 200 mil; 
  • Após respeitar todos os pontos acima, ainda será necessário que o candidato mais bem votado no primeiro turno das eleições 2020 tenha no máximo 50% de todos os votos e nenhum a mais. 

Caso o candidato mais bem votado possua 50,01% de votos, ele será eleito, assim não dando margem para um segundo turno.  


Casos excepcionais do Segundo Turno

Mesmo com todas as regras para determinar o acontecimento de um Segundo Turno Eleições 2020, ainda podem acontecer imprevistos que retardem o Segundo Turno. 

Casos como a morte de um dos concorrentes finais poderá fazer com que os candidatos mudem, sendo o terceiro mais bem votado assumindo o lugar do que infelizmente pereceu. 

Já no caso das cidades com população abaixo de 200 mil habitantes, já aconteceram casos onde a disputa para Prefeitos acabou ficando empatada. 

Nesse tipo de caso, como não poderá ocorrer um Segundo Turno, a decisão de quem iria assumir ficou a cargo de critérios como a idade, sendo assim, o candidato mais velho acabou por ganhar a vez.  


Datas Segundo Turno Eleições 2020 

Já foram expedidas pelo TSE as datas das eleições 2020 oficiais para a realização das Eleições do Segundo Turno, sendo elas desde a permissão de início da propaganda eleitoral, até a data de votação.

Confira abaixo: 

  • 6 de agosto de 2020 

A partir desta data está liberada a campanha em rua para candidatura dos finalistas das Eleições. 

  • 26 de agosto de 2020

Somente a partir desta data é que a propaganda obrigatória em rádios e Tv poderá ser veiculado nos locais onde irá ocorrer o Segundo Turno Eleições

  • 30 de outubro de 2020 

Está por sua vez, será a data da realização do Segundo Turno 2020 nos locais onde não foi possível ter a finalização das eleições no Primeiro Turno.  

Avalie este artigo
Avaliação média:
Total de Votos:

Segundo Turno Eleições 2020: Como funciona? Calendário

Últimas Notícias

  • Notícias

Conheça as regras que irão vigorar nas eleições municipais de 2020

Após conturbadas situações na eleição de 2018, novas regras que irão vigorar nas eleições municipais de 2020 foram pensadas e…

6 dias ago
  • Notícias

Veja quais os prazos para cadastrar biometria nas Eleições 2020

Perto das eleições 2020, muitos cidadãos ainda não fizeram o cadastro na digital nos postos de atendimento do TER. por…

4 dias ago
  • Notícias

Eleições 2020: Veja quais os prazos para transferir título eleitoral

Com a proximidade das eleições 2020, muitos dos eleitores brasileiros estão preocupados com as alterações realizadas no processo de votação…

2 dias ago
  • Notícias

Crise entre Bolsonaro e PSL atrapalha planos para eleições 2020

Apenas a alguns meses antes das eleições 2020, a crise entre Bolsonaro e PSL acabou se tornando grande o suficiente…

6 dias ago
  • Notícias

Saiba quais as metas de Lula e o PT para as eleições 2020

Após a sua saída da prisão, o ex-Presidente Lula já está elaborando medidas para recuperar seu poder político. Desse modo,…

4 dias ago
  • Notícias

Em crise com PSL, Bolsonaro cogita criar o próprio partido para eleições 2020

Desde as últimas eleições em 2018, muitos problemas surgiram entre o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o seu…

6 dias ago