PL do Distrital Misto: Votações 2020, PL 9212/2017

Com os últimos Projetos de Lei (PL) colocados para votação na Câmara dos Deputados, as eleições correm risco de alterações, como a PL do Distrital Misto eleições 2020 por exemplo. De acordo com a PL do Distrital Misto eleições 2020, o método de contagem de votos seria totalmente reformado para esta próxima eleição brasileira.

PL do Distrital Misto eleições 2020

PL do Distrital Misto eleições 2020

Acompanhe este artigo e entenda mais sobre o assunto!

Eleições Municipais 2020

Nessa eleição 2020, é certeza que muitas mudanças no sistema eleitoral em 2020 estão ocorrendo antes mesmo da votação ter início. Apenas de propostas de alterações no método utilizado para contagem de votos, já existem várias PEC’s e PL’s em tramitação na Câmara e Senado.

Uma das mais discutidas atualmente para implementação, é a PL do Distrital Misto eleições 2020. Por meio desta proposta, a forma como os candidatos a cargos públicos eleitos seria alterada de forma drástica.

O formato atual utilizado pelo Brasil em eleições são 2. Cargos como Deputado, tem um sistema que o candidato que possuir votos mais do que suficientes para ser eleito.

Poderá levar um colega de partido consigo para o mesmo cargo. Mesmo que o seu colega não tenha conseguido o número suficiente de votos.   

E já para cargos como o de candidatos a Prefeito 2020, que apenas 1 poderá ser eleito, ganha aquele com maior votos individuais.

Devido a isso, a Câmara dos Deputados planeja fazer alterações para deixar de forma mais simples a forma de eleição. Assim, seria preciso mudar a forma de contagem de votos no Brasil de acordo com a PL do Distrital Misto eleições 2020.


PL do Distrital Misto eleições 2020

De acordo com a PL 9212/2017 que segue na Câmara dos Deputados com grandes chances de aprovação. O sistema de votação brasileiro seria alterado para grande parte dos cargos ofertados em campanhas eleitorais.

Ou seja, o voto em formato partidário misto que é utilizado hoje no Brasil seria transferido para o Distrital Misto. Essa é a forma de contagem de votos que ainda não estão implementadas no país de forma mais forte.

✓ Confira informações sobre o fim das coligações eleições 2020

Porém, políticos como José Serra e Rodrigo Maia, que possuem bastante influência na Câmara dos Deputados, desejam a aprovação da PL do Distrital Misto eleições 2020.

PL do Distrital Misto eleições 2020

Por meio dela, a forma de contagem de votos seria totalmente alterada em 2020. Essa PL faz parte de um pacote de mudança na contagem de votos em 2020 e políticas da chamada “Mini-reforma política” que está em tramitação na Câmara.

Entenda abaixo como funciona este novo modelo de votação:

Voto Distrital Misto:

De maneia mais simples, o voto Distrital Misto faz com que as eleições sejam divididas em 2 partes. A primeira, seria para votar diretamente no candidato que está disputando um cargo público. Enquanto a segunda parte, é o voto direcionado para o partido/coligação política.

Ou seja, no Distrital Misto, cidadão poderá por exemplo, votar para que um candidato seja eleito, ou em nenhum, porém, votar para que qualquer membro de um partido seja eleito, ou nenhum. Tudo fica sobre critério do eleitor.

➜ Exemplo:

Candidato João Silva do Partido do Brasil está se candidatando para o cargo de Deputado Federal.

Ao ir até a urna, o eleitor poderá votar no candidato João e votar no Partido do Brasil separadamente.

Ou caso prefira, votará no candidato João, mas votará em um Partido diferente do Partido do Brasil.

Ou em terceiro caso, poderá votar em um candidato que não seja o João, e ainda assim, votar no Partido do Brasil do qual o candidato faz parte.

Desse modo, o candidato com maior número de votos é eleito. E o partido com maior número de votos poderá eleger quem desejar para o cargo em questão.  

Informações retiradas do site: Agência Senado

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

PL do Distrital Misto: Votações 2020, PL 9212/2017