Pesquisas Eleitorais das Eleições Municipais 2020: Prefeito e Vereador

Sempre que um novo ano eleitoral se inicia, os órgãos de pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020 também começam a operar, para determinar a porcentagem média de intenção de votos dos eleitores para os candidatos atuais. Sendo assim, as pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020 possuem uma grande importância na corrida eleitoral, pois muitas pessoas guiam seus votos em ocorrência do resultado delas.  

pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020

Pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020

Para saber mais sobre o funcionamento e o porquê de sua existência, continue nos acompanhando! 

Para que servem as pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020? 

Neste ano de 2020, se darão novamente as eleições para os cargos municipais de todas as mais de 5 mil cidades e municípios brasileiros, devido a isso, os órgãos de pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020 já irão iniciar as suas operações. 

Diferente do que grande parte das pessoas imaginam, a Eleição 2020 não começa junto da propaganda eleitoral obrigatória. 

A partir do primeiro dia útil do ano as eleições já podem oficialmente ter um início, é daqui e, diante que as datas das eleições 2020 começam a serem contadas e, que as pesquisas começam a serem feitas em todas as cidades. 

Essas pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020 servem em suma, para determinar a quantidade de pessoas em média, que possuem intenção de votar nos determinados candidatos aos cargos públicos. 

Em 2020, os cargos que irão a voto serão para os candidatos a Vereador 2020 e Prefeitos, tanto para o primeiro, quanto para o Segundo Turno Eleições 2020 dessa forma, os pesquisadores irão a rua para analisar quem são os candidatos com mais intenção de voto. 


Influência das pesquisas Eleições Municipais

É correto afirmar que mesmo hoje em dia, ainda existem milhares de pessoas que acabam deixando guiar o seu próprio voto em decorrência dos resultados expostos nas pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020

Isso é um dos fatores fundamentais do porquê este evento ter uma grande importância, pois na grande maioria dos casos, os candidatos que aparecem no topo das pesquisas para intenção de voto, é realmente quem consegue vencer na corrida. 

pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020

Além do que, essas pesquisas eleitorais 2020 nada mais são do que um reflexo da intenção de votos dos eleitores no cenário atual das eleições. 

É claro, existem percentuais de erro para cada uma dessas pesquisas, pois somente em urna é que é possível determinar o quantitativo real de pessoas que votarão em um candidato. Geralmente o percentual dado para erros é de 2%. 


Tipos de pesquisas eleitorais

Atualmente as empresas midiáticas que são quem fazem as pesquisas eleitorais 2020 possuem 2 tipos separados de pesquisas a serem realizadas em todas as eleições. 

Veja abaixo uma explicação sobre cada uma delas: 

  • Pesquisa quantitativa: 

Neste tipo especifico de pesquisa das eleições 2020, os responsáveis pela coleta de dados vão as ruas para determinar o maior número possível de intenções de voto dos eleitores para os candidatos atuais para os cargos de Vereador e Prefeito. 

Dessa forma, o único ponto analisado é o de número total de votos que os candidatos podem receber no dia das Eleições 2020. 

pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020

  • Pesquisa qualitativa: 

Já neste tipo especifico de pesquisa, os pesquisadores não irão atrás do número de pessoas por quem os eleitores irão votar, mas sim o porquê de votar no determinado candidato. 

Com essa base de informações, a mídia poderá montar um dossiê de cada um dos candidatos de acordo com a visão dos seus próprios possíveis eleitores. 

Assim como no primeiro tipo de pesquisas eleitorais das Eleições Municipais, essa possui uma importância gigantesca, pois permite que os próprios candidatos possam repensar suas estratégias de campanha ou reforça-las. 


Período de pesquisas eleitorais 2020 

Como falado no início, as pesquisas tem permissão oficia do TRE para acontecerem já no primeiro dia de janeiro. 

Porém, a partir desta data, todas as pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020 devem ter seus resultados registrados oficialmente, e só poderão ser divulgas ao público 5 dias depois de sua finalização, como descrito pelo site do TSE, veja abaixo: 

A partir de 1º de janeiro, as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre as eleições ou candidatos, para conhecimento público, serão obrigadas a registrar cada pesquisa no Juízo Eleitoral ao qual compete fazer o registro dos candidatos.

O registro da pesquisa deve ocorrer com antecedência mínima de cinco dias de sua divulgação.  

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Pesquisas Eleitorais das Eleições Municipais 2020: Prefeito e Vereador