Novos Partidos nas Eleições 2020: TSE, Como surgem os partidos

A cada novo período eleitoral que se aproxima, sempre existe a possibilidade da criação de partidos, não diferente, existem vários pedidos para novos partidos nas eleições 2020. Sendo muitos desses pedidos já bastante antigos e outros de novos partidos nas eleições 2020 dos quais surgiram com o passar dos anos e mudança no cenário eleitoral do país.   

novos partidos nas eleições 2020

Novos partidos nas eleições 2020

Veja neste texto todos os novos partidos que podem surgir na eleição de 2020 e o seu peso no cenário político brasileiro!

Novos partidos nas eleições 2020

Todos sabem que o sistema adotado para escolha dos governantes e representantes políticos do Brasil se dá pela Democracia, da qual pessoas se candidatam afim de se elegerem por meio de partidos políticos.

Desta forma, os partidos são de extrema importância, pois é por meio deles e somente por meio deles, que o cidadão poderá concorrer para cargos políticos que são disponibilizados em eleições diretas.

Desta forma, nessa próxima eleição 2020, todos aqueles que desejam ser candidatos a Prefeito 2020 e candidatos a Vereador 2020, deverão ter uma filiação partidária para poderem concorrer aos cargos.

E como nos últimos anos muitas coisas tem mudado na política do Brasil, novos partidos estão surgindo e tentando surgir a todo momento para tentar mudar a política do país.

Não sendo diferente, existe uma lista de novos partidos nas eleições 2020 que poderão surgir, caso tenha os seus pedidos aprovados antes da votação acontecer.


Como surgem os partidos políticos?

Algo que pode ser uma curiosidade das pessoas, é sobre como poderão surgir os novos partidos nas eleições 2020, pois é possível criar novos partidos em qualquer momento do ano para disputar quaisquer corridas eleitorais que vão acontecer.

Porém, para que um novo partido possa surgir de forma oficial, é necessário que o seu projeto cumpra várias demandas obrigatórias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual regula todo este processo.

Entenda abaixo o processo de criação de novos partidos nas eleições 2020 de maneira resumida:

  • Primeiramente, é necessário que os idealizadores desta formação partidária, obtenham um registro oficial em um cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital Federal;
  • Serão necessárias que pelo menos 101 pessoas assinem o projeto como idealizadoras e assumam a responsabilidade do partido a partir de então;
  • Este projeto partidário deverá contar com pelo menos representação em no mínimo, 1/3 dos estados do Brasil com seus apoiadores;
  • Após isso, o presidente do partido deverá comunicar o TSE sobre seu registro dentro de um prazo de até 100 dias corridos;
  • Com a notificação do TSE, o órgão irá julgar se o projeto de novo partido político é viável e cumpre todas as exigências necessárias para ser oficializado.

novos partidos nas eleições 2020

Com todos esses processos, é certo afirmar que a criação de novos partidos nas eleições 2020 não é algo fácil, porém, todos os anos vários novos projetos chegam ao TSE para análise e liberação oficial.


Quais são os novos partidos nas eleições 2020

Existem hoje no Brasil, cerca de 35 partidos políticos em atividade homologada pelo TSE e que participam ativamente de todas as eleições com a candidatura de seus integrantes.

Porém, existem no TSE uma lista com mais de 70 partidos diferentes dos quais estão na lista de espera pela aprovação do órgão para poderem se tornarem oficialmente partidos políticos e para que seus membros possam concorreras vagas dentro das datas das eleições 2020.

Veja a seguir a lista com alguns dos projetos de partidos oficiais no site do TSE:

  • ARENA – ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL;
  • IGUAIS – IGUAIS;
  • LIBERDADE – LIBERDADE;
  • LIGA – LIGA DEMOCRÁTICA LIBERAL;
  • MCC – MOVIMENTO CIDADÃO COMUM;
  • NOS – NOVA ORDEM SOCIAL;
  • PSPC – PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA;
  • PMBR – PARTIDO MILITAR BRASILEIRO;
  • PNC – PARTIDO NACIONAL CORINTHIANO;
  • PIRATAS – PARTIDO PIRATA DO BRASIL;
  • ANIMAIS – PARTIDO POLÍTICO ANIMAIS;
  • PRCB – PARTIDO REPUBLICANO CRISTÃO BRASILEIRO;
  • PSF – PARTIDO SOCIAL DA FAMÍLIA.

Muitos desses partidos já estão nesta lista a vários anos, porém outros foram surgindo a pouco tempo, principalmente após a última eleição de 2018 e o que foi chamado de “onda conservadora e liberal” no país com a eleição do atual presidente Bolsonaro no Segundo Turno Eleições.

Para conferir a lista completa de partidos, seus presidentes, telefones e propostas, clique aqui para ir até o site oficial do TSE.

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Novos Partidos nas Eleições 2020: TSE, Como surgem os partidos