Mudança na contagem de votos em 2020: TSE Altera contagem de votos em 2020

O TSE está atualmente estudando a possibilidade fazer uma mudança na contagem de votos em 2020 drástica no modo como os votos são contados nas eleições, tendo a eleição de 2020 como teste para isso.  Essa mudança na contagem de votos em 2020, será testada apenas para os candidatos a vereadores de cidades com habitantes acima de 200 mil habitantes no Brasil, sendo apenas uma fase de testes neste ano.   

mudança na contagem de votos em 2020

Mudança na contagem de votos em 2020

Continue lendo para entender como se dará o futuro sistema de contagem de votos validos a partir da eleição 2020!

Como é feita a contagem de votos atualmente?

Algo que poucas pessoas sabem, é que existe mais de uma forma de contar os votos de candidatos a qualquer cargo político no Brasil e no mundo.

✓   Veja as datas das eleições 2020

Atualmente, o Brasil adota um método conhecido como distrital, ou contagem de votos partidários, ou seja, o cidadão não vota diretamente no candidato, mas sim no partido que ele representa.

Isso significa que, ao se votar em um dos candidatos a Vereador 2020, você estará votando no partido que o seu candidato é membro, sendo seu voto não direcionado a ele em primeiro momento.

Ou seja, para eleger um vereador por exemplo, será necessário que o partido obtenha na Eleição 2020 um número de votos superior ao mínimo exigido pelo TSE, caso o partido com os votados somados de todos os seus candidatos supere essa marca, ele terá direito a uma cadeira, caso seja o dobro, terá direito a duas.

Vamos a um exemplo prático:

  • Nas últimas eleições no Rio de Janeiro, houveram 720.770 votos válidos dos cidadãos para todos os candidatos ao cargo de Deputado Federal;
  • Porém, só existem 46 vagas para o cargo de Deputado Federal;
  • Dessa forma, é preciso que um partido obtenha pelo menos 167.843 votos somando todos os votos de seus candidatos para poder ter direito a eleger um candidato.

mudança na contagem de votos em 2020

Caso obtenha, um único candidato será eleito, porém, se conseguir o dobro desse valor, o partido terá direito a eleger dois candidatos e assim sucessivamente, como confirmado pelo jornal OGlobo, confira baixo:

Se o partido alcança essa marca, ele tem direito a uma vaga. Se consegue o dobro, são duas vagas, e assim sucessivamente. Os eleitos são os mais votados dentro do partido, limitados ao número de vagas obtidas pela legenda.

Porém, para determinar quem será o candidato a assumir o cargo, será utilizado o fator de quem foi mais votado, e será aqui onde o voto será conta de forma individual, assim podendo alterar o resultado Eleições 2020.

E é exatamente este ponto que o TSE quer fazer uma mudança na contagem de votos em 2020


Mudança na contagem de votos em 2020

Com a mudança na contagem de votos em 2020 proposta pelo Tribunal Eleitoral Federal (TSE), essa forma de como contar os votos seria teoricamente alterada para melhor.

A proposta em si, é fazer com que apenas o voto individual seja levado em consideração, tirando o intermediador do partido do meio, sendo o próprio candidato responsável pela sua própria eleição, não precisando contar com os votos totais de seu partido.

mudança na contagem de votos em 2020

Essa forma de votação está sendo copiada da maneira como é feita nas Eleições da Alemanha.

Com isso, o TSE espera poder ter não só uma mudança na contagem de votos em 2020 na forma de eleger um candidato, mas também em fazer alterações importantes na economia que gira em torno das eleições 2020.

✓   Veja como funciona o Segundo Turno Eleições 2020

Pois desta forma, os partidos iriam diminuir o número de candidatos a serem lançados em toda a eleição, assim diminuindo os gastos federais com o Fundo Partidário, o que faria o Governo Federal ter uma economia considerável daqui em diante.


Implementação da mudança na contagem de votos em 2020

É importante salientar que essa mudança na contagem de votos em 2020 será implementada já neste ano de 2020 pelo TSE apenas para os candidatos a Vereador, nas cidades que possuem mais de 200 mil habitantes.

E caso essa nova forma de eleição funcione, em 2022 será implantada para todos os candidatos a Deputado Federal, estadual e Senadores.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Mudança na contagem de votos em 2020: TSE Altera contagem de votos em 2020