Fundo eleitoral eleições 2020: Aumento de 117%, Eleições 2020

eleEm todas as eleições, o Governo Federal acaba por liberar verna para os partidos poderem fazer suas campanhas, e desta vez, o Presidente Bolsonaro decidiu aumentar o fundo eleitoral eleições 2020. Este aumento do fundo eleitoral eleições 2020 foi mais do que o esperado, assim podendo a partir de 2021 comprometer os investimentos em nível nacional.   

fundo eleitoral eleições 2020

Fundo eleitoral eleições 2020

Entenda melhor como funciona o fundo eleitoral na matéria abaixo:

Eleições 2020

Todos sabem que em 2020 ocorrerá novamente as votações para cargos públicos. Desta vez, os candidatos poderão concorrer para os cargos de Prefeito e Vereadores apenas.

De certa forma esta eleição 2020 está bastante conturbada devido a várias ações de Deputados e Senadores em relação as mudanças nas votações propostas.

Recentemente vem existindo propostas para o fim do Fundo Partidário 2020. Porém, com o fim do financiamento das campanhas políticas por civis e empresas, o fundo partidário se tornou a única forma de manter investimentos nas campanhas eleitorais.   

Desse modo, o atual Presidente Bolsonaro decidiu dar um aumento ao fundo eleitoral eleições 2020. Pois com este aumento os partidos brasileiros poderão ter uma maior verba para investir em propagandas eleitorais.


Fundo eleitoral eleições 2020

Já era certo que o valor do fundo partidário nas eleições 2020 sofreria um aumento neste início de ano. Porém, o Presidente deu um aumento maior do que foi esperado e até cobrado por seus colegas políticos.

Atualmente a verba destinada ao fundo eleitoral eleições 2020 é de 1.8 bilhões de reais anualmente. E com os pedidos dos partidos, este aumento deveria ter sido de 2.5 bilhões. Porém, a Presidência fez com que o aumento subisse para 3.7 bilhões de reais para esta eleição.

Desta forma, os partidos políticos estão cobrando para que este aumento seja efetivado com rapidez, pois faltam poucos meses para acontecer as votações de candidatos a Prefeito 2020 e Vereadores.

fundo eleitoral eleições 2020

E com este fundo eleitoral eleições liberado, todos os partidos poderão investir mais nas campanhas eleitorais. Deste modo, aumentando as chances de tornarem seus candidatos eleitos ao fim da contagem de votos.

Porém, mesmo com a proposta do Presidente, ainda é preciso que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) aprove. O que deverá acontecer não muito distante, pois este pedido tem urgência em proposito da próxima eleição.


Problemas causados pelo fundo eleitoral eleições 2020

Caso este aumento grandioso seja realmente oficializado pela PLOA, o fundo eleitoral eleições 2020 poderá causar problemas futuros ao Governo.

Pois como o Brasil ainda está se recuperando de dívidas externas e o próprio Governo atual está decidido a fazer cortes econômicos. Criar uma divida extra de 3.7 bilhões irá prejudicar os investimentos do próximo ano.

Ou seja, este dinheiro que está sendo destinado para os partidos, poderia ser utilizado para os programas sociais. Ou até mesmo retomada dos investimentos em educação que foram cortados em 2019.


Divisão do fundo eleitoral eleições 2020

Porém, um fator culminante pouco explorado. É que com este aumento do fundo eleitoral 2020, faria com que o dinheiro fosse repartido de forma diferente entre os partidos.

Ou seja, quanto maior for um partido, mais dinheiro ele receberá do fundo eleitoral 2020. Assim, a verba será distribuída levando em consideração a influência e poder do partido político.

E recentemente, o PSL, partido do Presidente Bolsonaro, vem quebrando recordes de em número de filiados ao PSL eleições 2020 desde da abertura de novas vagas para filiados em agosto de 2019.

O que fez deste partido um dos maiores do Brasil. Ou seja, um dos partidos que mais conseguirá arrecadar verba Governamental do fundo eleitoral.

O que pode ser visto como uma forma de indiretamente ajudar o próprio partido político a angariar mais verba estatal. E assim, aumentar o seu poder político a parte de novos Prefeitos eleitos em 2020.   

Informações retiradas do site: Jornal GGN

Avalie este artigo

Avaliação média:
Total de Votos:

Fundo eleitoral eleições 2020: Aumento de 117%, Eleições 2020