Fim das Coligações Eleições 2020: Coalizões Políticas, PEC 57/2019

É comum em toda eleição, vários partidos formarem coligações, porém, um novo projeto de Lei que está em votação na Câmara dos Deputados, quer trazer o fim das coligações eleições 2020. Com o fim das coligações eleições 2020, muitos partidos perderiam suas forças de influência na eleição, porém, também ajudaria a outros a conseguirem maiores espaços e com isso, novas ideias surgirem e com sua vez, novos candidatos para os cargos políticos!  

fim das coligações eleições 2020

Fim das coligações eleições 2020

O que é uma coligação política? 

Muito se ouve falar sobre as coligações ou coalizão política, porém, muitas pessoas ainda não sabem o que estes termos realmente significam, o que pode trazer grandes prejuízos futuros. 

Basicamente, uma coligação política é quando 2 ou mais partidos decidem se juntar para juntos formarem uma parceria e desta forma, conseguirem colocar determinados candidatos em cargos políticos. 

Um dos melhores exemplos a se fazer, é tomando como base na história recente, quando vez ou outra, os partidos PT e PSOL, se juntaram para lançar um único candidato, do qual pertencerá a um desses partidos, porém o outro o dará apoio total na eleição. 

✓   Confira aqui como consultar local da votação 2020

Dessa forma, a coalizão, nada mais é do que a parceria de grupos políticos geralmente de ideias e objetivos políticos parecidos, a lançarem candidatos que recebam apoio de todos os partidos envolvidos e dessa forma, eleger o maior número de candidatos possíveis. 

Com isso, esses candidatos que vem de coalizões, acabam tendo uma grande vantagem sobre os demais que não estão neste tipo de sistema, o que faz sentido ao ser pedido o fim das coligações eleições 2020, para desta forma, ter uma eleição 2020 mais equilibrada. 


Consequência das coligações eleições 2020 

Agora que você já sabe o que é uma coalizão, é importante também saber quais consequências políticas esse sistema de parceria pode acarretar para as eleições 2020

Pois ao se fazer uma coligação entre partidos políticos, além do apoio que vem por parte de ambos os partidos sobre o mesmo candidato, ainda será atribuído a ele outros benefícios em relação aos que não possuem esse sistema de parceria. 

Por exemplo, os candidatos a Prefeito 2020 de uma cidade que estão dentro de uma coalizão, terão mais tempo na propaganda eleitoral gratuita, pois serão dados a eles, os tempos de tela de todos os partidos, sendo a mesma coisa com todos os candidatos a Vereador 2020.

Por isso, é comum ver candidatos com 5 minutos de fala, enquanto outros possuem menos de 30 segundos. 

Por muito tempo o sistema de coligação foi algo que permitiu os principais partidos brasileiros a tomarem controle do cenário político, fazendo com que os menores não conseguissem crescer. 

Um dos maiores pontos para o pedido de fim das coligações eleições 2020, é que é por meio deste sistema, que a popularmente conhecida Política Toma-lá-dá-cá” acontece. 

Pois com os partidos em coalizão, quando o candidato ganha, ele ficará responsável por distribuir cargos para todos os integrantes dos partidos que o apoiaram, o que sem dúvidas, é algo prejudicial a todo o cenário político do Brasil. 

Por isso, é tão requisitado que a Câmara dos Deputados dê um fim das coligações eleições 2020, para assim, evitar este tipo de controle partidário. 


Fim das coligações eleições 2020 

Como em todas as outras PEC, ainda é cedo para determinar se as consequências futuras sobre o fim das coligações eleições 2020 serão positivas ou negativas. 

Aqueles que defendem o fim das coligações eleições 2020, por exemplo, dizem que com o seu fim, os partidos políticos poderão finalmente terem uma fragmentação real. Assim tendo maior independência e autonomia sobre as suas ideias. 

Algo que será bastante útil, pois os partidos poderão assim serem mais igualitários nas campanhas das eleições 2020, dando mais chances de candidatos de partidos pequenos chegarem ao menos no Segundo Turno Eleições 2020.

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.89
Total de Votos: 9

Fim das Coligações Eleições 2020: Coalizões Políticas, PEC 57/2019