Categorias: Notícias

Eleições 2020: Veja quais os prazos para transferir título eleitoral

Com a proximidade das eleições 2020, muitos dos eleitores brasileiros estão preocupados com as alterações realizadas no processo de votação em comparação as votações anteriores. Os principais motivos para busca de informações para as eleições 2020, são sobre transferência de localidade de voto e o cadastro biométrico obrigatório em diversas novas cidades brasileiras.

Eleições 2020

Portanto, continue lendo para saber mais informações sobre o processo de votação na eleição 2020!

Eleições 2020  

Neste ano de 2020 acontecerá em todo o Brasil as eleições para novos cargos políticos. Dentre esses cargos, estarão disponíveis para votação os candidatos a Prefeito 2020candidatos a Vereador 2020 de todos os municípios brasileiros.

Com isso, é de extrema importância que além de estar ciente sobre em quem irá votar, o cidadão também esteja com todos os seus documentos efetivados para assim, poder votar nas eleições 2020.

Um dos principais pontos de procura por renovação de documentos, é o cadastramento biométrico. Desde 2008 milhares de brasileiros já utilizavam o voto por biometria como forma de registrar o voto. Porém, somente nas grandes cidades é que este processo de votação estava liberado.

Em 2019 já existiam mais de 100 milhões de cadastros. E a mete do TSE, é que em 2022, todo cidadão eleitor possua o cadastro biométrico realizado.

Com isso, é preciso que todo cidadão em posição obrigatória de voto, realize o seu cadastramento biométrico. Além desse ponto, a transferência e consultar local da votação 2020 sempre está em voga quando o ano eleitoral chega.  

Afinal, milhares de pessoas mudam de cidade e estado. Portanto, é importante que essas pessoas alterem o seu local de votação, para que assim, não sofram com as punições caso deixem de votar.


Prazo transferência de local de votação eleições 2020

Para quem se mudou recentemente e ainda não fez a alteração do seu endereço no TSE, é preciso agilizar esse processo de mudança de local de votação nas eleições 2020.

Ao realizar uma mudança de endereço e não informar o TSE, o eleitor deverá continuar votando no mesmo local. Porém, caso informe o TSE e assim mude também sua zona eleitoral, o eleitor poderá escolher um local de votação mais próximo de sua nova casa.

Para realizar esse processo de mudança de zona eleitoral, o cidadão deverá ir até o cartório oficial mais próximo. Com isso, será necessário apresentar alguns documentos e solicitar pela alteração de zona eleitoral.

Veja abaixo quais documentos levar para a alteração de zona eleitoral eleições 2020:

  • RG e CPF;
  • Título eleitoral, caso já tenha o emitido;
  • Comprovante recente do novo endereço.

Lembrando que para poder realizar essa alteração, o cidadão deverá cumprir o prazo de pelo menos morar a 3 meses no novo endereço e ter mais de 1 ano de alistamento eleitoral.

Porém, existem exceções para essas exigências, como para os servidores públicos militares ou civis, assim como membros de suas famílias. Afinal, essas profissões exigem em alguns casos que os profissionais e sua família se mudem constantemente.


Prazo cadastramento biométrico

Para quem ainda não possui o cadastro biométrico, é importante realizar este processo. Afinal, em grande parte do Brasil somente poderão votar as pessoas que possuírem esse cadastro.

Com isso, existe um prazo do qual todos os cidadãos devem aceitar para realizar este processo de cadastramento.

Durante anos em que não existam eleições, como o ano de 2019, 2021 por exemplo, é possível realizar o cadastro a qualquer dia do ano. Porém, em anos eleitorais, somente será possível realizar o cadastro até 5 meses antes do início das eleições 2020.

Ou seja, o cidadão só poderá fazer eu cadastro biométrico até o mês de maio. Após esse mês, qualquer pessoa ficará impossibilitada de votar caso não tenha cadastrado a sua digital, seja no primeiro ou Segundo Turno Eleições 2020.

O cadastro biométrico poderá ser realizado pelo cidadão em qualquer posto de atendimento do TSE. Para isso, basta levar os documentos citados no tópico acima e o solicitar o atendimento. Assim, podendo votar nas eleições 2020.

Avalie este artigo
Avaliação média:
Total de Votos:

Eleições 2020: Veja quais os prazos para transferir título eleitoral

Últimas Notícias

  • Notícias

Conheça as regras que irão vigorar nas eleições municipais de 2020

Após conturbadas situações na eleição de 2018, novas regras que irão vigorar nas eleições municipais de 2020 foram pensadas e…

6 dias ago
  • Notícias

Veja quais os prazos para cadastrar biometria nas Eleições 2020

Perto das eleições 2020, muitos cidadãos ainda não fizeram o cadastro na digital nos postos de atendimento do TER. por…

4 dias ago
  • Notícias

Crise entre Bolsonaro e PSL atrapalha planos para eleições 2020

Apenas a alguns meses antes das eleições 2020, a crise entre Bolsonaro e PSL acabou se tornando grande o suficiente…

6 dias ago
  • Notícias

Saiba quais as metas de Lula e o PT para as eleições 2020

Após a sua saída da prisão, o ex-Presidente Lula já está elaborando medidas para recuperar seu poder político. Desse modo,…

4 dias ago
  • Notícias

Em crise com PSL, Bolsonaro cogita criar o próprio partido para eleições 2020

Desde as últimas eleições em 2018, muitos problemas surgiram entre o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o seu…

6 dias ago
  • Notícias

Aliança Centrista Eleições 2020: Eleições 2022, Rodrigo Maia

Com a proximidade das eleições, muitos movimentos políticos estão surgindo, como a aliança centrista eleições 2020 que está aos poucos…

6 dias ago