Como justificar o voto nas eleições 2020: Quem deve?

Durante o período das Eleições milhares de brasileiros acabam por ficar indisponíveis para comparecer as suas zonas de votação e por isso, é preciso saber como justificar o voto nas Eleições 2020. Ao se faltar uma votação, o eleitor deverá emitir um comunicado ao TRE a sua ausência e o porquê dela, casos como viagens sãos as formas mais comuns de faltas a votação e ter de saber como justificar o voto nas Eleições 2020

como justificar o voto nas Eleições 2020

Como justificar o voto nas Eleições 2020

Por isso, se você já está planejando uma viagem ou já está impedido de ir até o seu local de votação, continue lendo para saber como será possível justificar o voto!

Quem tem de justificar o voto nas Eleições 2020?

No Brasil, todas as edições das Eleições 2020 são de cunho obrigatório para todos os brasileiros acima dos 18 anos e abaixo dos 65 que correspondam com a Lei de votação, seja no primeiro, ou no Segundo Turno Eleições 2020.

Dessa fora, caso uma pessoa estará por qualquer razão que seja, impedida de ir até a sua zona eleitoral para fazer a sua votação, seja ela em algum candidato ou voto porque sabe como anular o voto, ela deverá saber como justificar o voto nas Eleições 2020 para não ter de sofrer consequências futuras.

A fata de uma Eleição 2020 poderá acarretar ao eleitor alguns problemas como impossibilidade de se matricular em Universidades públicas.

✓ Veja como funciona a apuração das Eleições 2020

A forma de justificativa, deverá ser por um formulário devidamente preenchido e entregue a uma banca de votação em qualquer zona eleitoral do país, ou pelo envio de forma tardia de no máximo 60 dias.


Como justificar o voto nas Eleições 2020

Assim que o cidadão identificar que não poderá ir até a sua seção de votação normalmente no dia das Eleições, ele deverá estar preparado para justificar o voto nas Eleições.

Pois essa justificativa fará com que o eleitor não seja punido futuramente por ter faltado e não ter se explicado ao TRE posteriormente a realização das datas das eleições.

Caso você não vote e também não vá justificar o voto nas Eleições 2020, você pagará uma taxa de apenas R$ 3,41, dos quais poderão no futuro ter uma repercussão maior.

Enfim, a forma mais fácil de como justificar o voto nas Eleições 2020 é ir até qualquer seção eleitoral no dia da Eleição e lá, solicitar de forma gratuita o formulário de justificativa, dos quais são distribuídos pelos mesários.

Ao fazer essa entrega de formulário, você ficará livre de qualquer possível punição por parte do TRE , porém, terá de apresentar um documento oficial com foto para que sua entrega seja aceita.


Como justificar após as Eleições?

Caso você não tenha ido na votação e ainda por cima não tenha justificado a sua ausência no dia, seja por não saber como justificar o voto ou qualquer outro motivo, o TRE lhe dará um prazo de 60 dias para corrigir a sua situação.

✓ Confira os resultados da apuração das pesquisas eleitorais das Eleições Municipais 2020

Durante esse período de tempo, o eleitor em falta deverá conseguir o formulário de justificativa, preenche-lo e por fim, envia-lo para o juiz de sua zona eleitoral, podendo ser pelos correios.

Sendo necessário também, enviar uma cópia de um documento oficial com foto, podendo ser Identidade, CNH e passaporte.


Como justificar voto no exterior?

O cidadão brasileiro que estará fora do país durante as Eleições, não fica livre de sua obrigação com o seu voto, ele deverá também prestar seu voto, ou saber como justificar o voto nas Eleições 2020 no país onde está.

Nesses casos, a regra dos 60 dias após as Eleições 2020 continuam valendo, podendo também enviar o formulário de ausência 30 dias antes de sua viagem, para desta forma, alertar o TRE de sua ausência, assim, não sendo cobrado futuramente.

Existem ainda as pessoas que ao irem ao exterior do país, fazem um cadastro em uma das zonas eleitorais espalhadas pelas cidades mundo afora.

Caso o eleitor brasileiro vote em uma delas, ele fica livre de justificar o voto nas Eleições 2020.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Como justificar o voto nas eleições 2020: Quem deve?